sexta-feira, 29 de maio de 2009

A nosso trabalho!

Fotografia tirada ao nosso grupo a trabalhar nos blogues!

sábado, 9 de maio de 2009

Etapa 4 - Apresentação dos dados

Através de que formas podemos apresentar os dados de um estudo estatístico?
A apresentação de dados é feita, essencialmente, por gráficos. São mais fáceis de interpretar do que tabelas.
Como se constrói um gráfico de barras?
O gráfico deve conter título e legenda.

1ª Regra: O eixo das ordenadas (y) deve ser perpendicular ao eixo das abcissas (x).

2ª Regra: Os eixos devem estar bem numerados /identificados.

3ª Regra: O espaço deixado entre as barras deve ser igual.

4ª Regra: As barras devem ter a mesma largura e o comprimento deve variar com a frequência absoluta.

sábado, 2 de maio de 2009

Etapa 3 - Organização de dados

1ª Questão: O que é um quadro de contagem? Para que serve?


Resposta:

  • Um quadro de contagem é uma tabela onde se aponta os dados obtidos através da recolha de dados, que como o nome indica, serve para contar. Para ser mais fácil, a contagem faz-se com pequenos traços na vertical até ao quarto. Ao quinto dado obtido faz-se um traço na horizontal um pouco inclinado sobre os quatro anteriores.

2ª Questão: O que é a frequência absoluta?


Resposta:

  • A frequência absoluta é o numero de dados recolhidos contado n quadro de contagem.

3ª Questão: O que é a frequência relativa? Há outra forma de apresentar a frequência relativa. Qual é?


Resposta:

  • A frequência relativa é o número da frequência absoluta sobre o número total de dados estudados. A frequência absoluta é também representada por Percentagem (Produto do quociente de número de frequência absoluta e número total de dados por 100)

4ªQuestão: Para que servem as tabelas de frequência?


Resposta:

  • As tabelas de frequência servem para organizar os dados recolhidos da população / amostra para análise e representação.


Para o nosso estudo levantou-se a questão:
Qual a tua disciplina favorita?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Etapa 2 - recolha de dados

Inquérito por questionário - em que consiste este método? Que tipo de perguntas são mais frequentes? Indica duas das principais vantagens e desvantagens deste método.
Este método consiste numa ou várias perguntas por escrito que serão respondidas pelos inquiridos fazendo com que o inquérito se torne mais sincero.
1ª Vantagem - Torna possível a recolha de informações sobre grande número de indivíduos; 2ª Vantagem - Permite comparações precisas entre as respostas dos inquiridos;
1ª Desvantagem - As respostas podem dizer respeito mais ao que as pessoas dizem que pensam do que ao que efectivamente pensam – importância da relação inquiridor/inquirido;
2ª Desvantagem - Formulação das questões é muito exigente
(no que diz respeito à linguagem,...)

Entrevista - Quais as variantes deste método? Que tipo de perguntas podem ser utilizadas numa entrevista? Indica duas das principais vantagens e desvantagens deste método.


As variantes deste método são: Directiva; (tem um guião rigido para a entrevista e as perguntas possuem uma sequência lógica)Semi-Directiva; (A ordem e a forma das questôes é livre) Não Directiva (O discurso é organizado pelo entrevistado a partir de um tema proposto)
1ª vantagem- Permite aprofundamento da percepção do sentido que as pessoas atribuem às suas acções; 2ª Vantagem- Torna-se flexível porque o contacto directo permite a explicitação do conteúdo das perguntas e respostas.
1ª Desvantagem - É menos útil para efectivar generalizações. O que se ganha em profundidade perde-se em extensibilidade;
2ªDesvantagem - Implica interacções directas. As respostas podem ser condicionadas pela própria situação da entrevista. Estes efeitos devem ser tidos em conta;


Observação directa - em que consiste este método? Quais as principais vantagens e desvantagens deste método?
Os métodos da observação directa constituem os únicos métodos de investigação social que captam os comportamentos no momento em que eles se produzem.
1ª Vantagem -
Garante uma informação rica e profunda;
2ª Vantagem - Permite compreender directamente comportamentos (material recolhido é espontâneo/autêntico)
1ª Desvantagem - Só pode ser analisada para estudar pequenos grupos ou comunidades;
2ª Desvantagem - Levanta dificuldades de generalização;

sexta-feira, 20 de março de 2009

Eatapa 1 - Vocubulário Estatístico

O que é a POPULAÇÃO estatística? O que uma AMOSTRA da população? Apresenta dois exemplos de estudos estatísticos onde seja necessário recorrer a uma amostra da população. Nesses exemplos deverás identificar claramente a população e a amostra.
A População estatística são todos os seres que participam na acção; A amostra é a parte de seres retirados da população.

Refere duas razões pelas quais é necessário recorrer a amostras.
Para conhecer a opinião das pessoas e porque fica mais barato recorrer à amostra do que ao censo;

Que cuidados deveremos ter quando escolhemos uma amostra?
Devemos ter cuidado para tirar várias amostras. Ex.: para saber a quantidade dos peixes que vivem no rio Leça, pois temos de tirara amostras de várias zonas do Rio;

O que é um CENSO/RECENSEAMENTO? E o que é uma SONDAGEM? Dá um exemplo para cada um destes conceitos. Porque será que habitualmente recorremos a uma sondagem em vez de um censo?
Censo são todos os seres/objectos que são usados. sondagem é uma parte do censo usada e estudada. Ex.: Censo são todos os alunos da escola. Sondagem é o grupo escolhido:7ºA. Utiliza-se mais a sondagem do que o censo, tome este exemplo.
Um patrão de uma fábrica de fósforos quis testar o produto fabricado. Como não lucrava se fizesse um censo, pois queimaria todos os fósforos, optou por fazer uma sondagem recorrendo a uma amostra, assim tornou-se muito mais fácil.
Normalmente recorre-se a uma sondagem por motivos de poupança

Apresenta dois exemplos de estudos estatísticos onde seja necessário recorrer a uma amostra da população.
Carros em Portugal mais comprados; Número de calçado que as pessoas Portuguesas calçam.

O que é uma VARIÁVEL estatística? Dá dois exemplos de variáveis estatísticas. Há dois tipos de variáveis estatísticas. Quais são? Dá um exemplo para cada tipo.
Variável estatistica é o assunto que se vai estudar. Ex.: carros mais comprados pelos Portugueses; nº de 5 dados aos alunos do 8º
ano a Matemática. Há variável qualitativa, ex.:cor dos olhos e variável quantitativa ex.:cor dos peixes.